ABS (Anti-lock Braking System, ou freio anti-travamento) é um dispositivo eletrônico que foi utilizado pela primeira vez na década de '70, pela Mercedes-Benz, em seu experimental C111. O veículo caiu no esquecimento depois de uma década de experimentos, mas o ABS veio para ficar.
A idéia por trás do ABS é simples: numa frenagem de emergência, é comum as rodas do carro travarem. Quando isso acontece, há duas consequências graves: o atrito entre a roda travada e a pista é MENOR do que o atrito sem travamento, o que aumenta a distância de frenagem. E, mais importante: perde-se completamente o controle direcional sobre o carro.
Um motorista experiente, nesse momento, solta o freio e reinicia a frenagem, com menos pressão, evitando o travamento. Infelizmente, hoje em dia, poquíssimos motoristas são "experientes", nesse sentido. A esmagadora maioria sabe apenas o trivial sobre a condução do veículo, nunca fez um curso de direção defensiva, muito menos praticou com seu carro situações de emergência como frenagens ou derrapagens. E mesmo nosso motorista experiente perde preciosas frações de segundo ao reiniciar a frenagem e corrigir o problema de travamento. E, pior do que isso: caso UMA das rodas trave, talvez por estar sobre um trecho da pista menos aderente, é preciso parar a frenagem nas QUATRO e reiniciar, já que o pedal do freio atua sobre todas simultaneamente.
Daí vem a idéia do ABS: um sistema eletrônico monitora o giro de cada roda durante a frenagem. Ao detectar um início de travamento em uma delas, ele alivia a ação do freio apenas sobre aquela roda, e alguns mili-segundos depois reinicia a frenagem. Resultados práticos:
- Apenas a roda afetada tem sua frenagem reiniciada, enquanto isso as outras três continuam freando;
- O tempo de reinício é bem menor do que o conseguido pela ação humana, perde-se menos tempo sem frear;
- Isso funciona com qualquer motorista, com ou sem experiência. Basta frear fundo, e o sistema faz o resto.
As dificuldades para sua instalação (e, consequentemente, o alto preço) são, principalmente, o sensoriamento e a atuação sobre o freio. O processamento, embora complexo, é hoje relativamente barato, já que a eletrônica moderna disponibiliza processadores de alta capacidade e velocidade a custos muito baixos.
No lado do sensoriamento, precisamos medir rapidamente, e com precisão, a velocidade de cada roda. Durante a frenagem o sistema monitora continuamente essas velocidades e, como as quatro rodas nunca começam a travar exatamente ao mesmo tempo, usa as diferenças entre essas velocidades para detectar o iminente travamento de uma roda. Detectada essa situação, o sistema desaciona o freio da roda afetada, espera sua velocidade voltar ao normal (o que leva de poucos mili-segundos a quase um segundo) e reaplica o freio.
Esse ciclo de funcionamento (início de travamento, desaplicar o freio, aguardar normalização, reaplicar o freio) é o que causa a característica "vibração" no pedal do freio, que costuma assustar os motoristas desavisados na primeira vez que causam a intervenção do ABS em seus carros.
É consenso entre os especialistas em automóveis, hoje, que o ABS, apesar de caro, é talvez o mais importante avanço na segurança ativa já conseguido em automóveis. Nas palavras de um especialista:
"- É um acessório caro. Mas se ele for acionado uma única vez no seu carro, em condições reais, ele se pagou. Porque provavelmente ele evitou um acidente, e quem sabe salvou sua vida."
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