quinta-feira, 28 de julho de 2011

Criatividade e Arte

Descobri que sou um artista.

Sério!  Depois de décadas me acreditando um Engenheiro, um homem das Ciências Exatas... descobri o quanto a Engenharia é arte.

Esta semana assisti a um filme - "Os Pilares da Terra", baseado em livro de Ken Follett.  Agora preciso ler o livro, a história é verdadeiramente apaixonante!  Para vocês terem ideia, o filme é longo - cerca de 7h - e dividido em quatro partes.  Adriana e eu pegamos a primeira parte na locadora, com o comentário: "Se for bom mesmo, vamos devolvendo e pegando o próximo, e daqui a umas 3 ou 4 semanas terminamos".  Vã esperança!  Vimos o primeiro, no dia seguinte corremos na locadora para o segundo... passaram-se 5 dias, e vimos tudo!

A história, bastante complexa, gira em torno da construção de uma Catedral, na Inglaterra, no século XII.  E o personagem principal, como não podia deixar de ser, é o Mestre Construtor.  O que na época significava Engenheiro MAIS Arquiteto MAIS Mestre de Obras MAIS Escultor MAIS Pedreiro.

Em uma cena do filme perguntam como ele conseguia esculpir peças tão belas e perfeitas.  E ele responde: "A pedra fala comigo.  Ela me diz o que quer ser".

Aí está a grande diferença entre este Artista (sim, com "A" maiúsculo) e a maior parte dos engenheiros modernos.  Ou você OUVE a sua obra, e através dela o Espírito Criador... nutre verdadeiro Amor pela sua criação... ou você é apenas mais um engenheiro (aqui com "e" minúsculo).

E descobri porque sou um Engenheiro: Cada novo projeto, para mim, é a Catedral a ser construída.  Tenho que aprender novas técnicas.  Tenho que ouvir minha criação, sentir seus problemas e seus desejos.  Tenho que ver as rachaduras no teto, descobrir porque elas apareceram e inventar todo um novo sistema de arcos para aumentar a rigidez das paredes.

Sim, sou um Engenheiro.  Programador.  Desenhista de Equipamentos.  Montador também, pois nenhum pedreiro... ops, montador, terá o meu carinho com a minha criação.

Talvez por isso eu consiga fazer belas Catedrais, mais altas, luminosas e belas - porque não me contento em fazer mais uma capela, igual a tantas que estão por aí, feitas por simples engenheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário