segunda-feira, 18 de julho de 2011

Resposta I - a família Freescale

Freescale foi um dos primeiros fabricantes de semicondutores do mundo, tendo começado como uma divisão da Motorola, em 1949.  Nos anos '60, a Freescale forneceu milhares de semicondutores para a NASA, incluindo rastreadores em terra e unidades de rastreamento e comunicações a bordo das naves Apolo.  O primeiro microprocessador da empresa, o MC6800 de 8 bits, de 1964, foi utilizado em aplicações automotivas, de computação e de jogos.  Entre nós, os informatas mais... errrrr... experientes... quem não se lembra do Apple® II e seu processador MC6800?

A geração seguinte, o MC68000 de 32 bits, de 1984, provocou uma verdadeira revolução, equipando os computadores da Apple®, Sun®, e Hewlett Packard®

Nos anos '90, seus controladores equiparam as primeiras unidades de chaveamento inteligente de freios ABS e sensores para "air bags".  Até hoje seus controladores são responsáveis por inúmeros equipamentos que utilizamos no dia a dia.

Atualmente a Freescale utiliza uma filosofia de desenvolvimento bem interessante em sua linha de microcontroladores: em torno de alguns "cores", como o S08 e HC08 de 8 bits, o S12 de 16 bits e o ColdFire de 32 (este último baseado no original MC68000), foi desenvolvido um grande número de periféricos, como interfaces de comunicação (SCI, SPI, I2C, USB, CAN), A/D de 10 e 12 bits, Timers com captura e PWM, funções especiais (como controle de LCD) e outros.  Combinando esses periféricos com diferentes quantidades de memórias Flash e RAM e de portas de IO (encapsulamentos maiores ou menores), o resultado é uma enorme linha de microcontroladores, entre os quais se pode escolher o mais adequado a uma determinada necessidade.

O comentário que fiz sobre os Atmel 89C é válido também aqui: o projeto do "core" MC6800 é digno de um Ferdinand Porsche!  Esse "core" de quase 40 anos de idade continua atual, robusto e confiável, além de ter, em suas versões de 8 bits, talvez a melhor razão custo/benefício entre todas as famílias em uso atualmente.  Isto não deixa de ser um alento para mim, que com meu "core" de mais de 50 anos pretendo continuar ativo, projetando equipamentos, tendo idéias originais e, de uma maneira geral, enchendo o saco de todos em volta por bastante tempo ainda!!

S08 (o "core" mais comum entre os de 8 bits) é uma família de microcontroladores CISC de 8 bits.  Conta com uma RAM bem mais generosa do que outras famílias de 8 bits, chegando a 8 kB, e Flash de até 128kB.  Frequências de clock até 20 MHz geram ciclos de instrução de até 5 MHz.  Levando em conta a arquitetura CISC, esse clock permite um desempenho da ordem de 3 MIPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário