terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais luz sobre a questão das Lâmpadas...

Depois de falar mal dos "kits" Xenon, me perguntaram sobre as lâmpadas halógenas "especiais" que estão no mercado.  Valem a pena, ou são apenas mais um truque para meter a mão no bolso dos desavisados?

A resposta a essa pergunta é, como tantas outras: depende...

Eu uso um par de lâmpadas especiais no meu carro.  Sem querer fazer propaganda, uso as Philips "X-treme Power".  Vamos analisar o que essas lâmpadas têm diferente, o que vale a pena e o que não vale.

Para começar, as lâmpadas halógenas têm uma relação entre brilho e vida bastante marcada.  A lâmpada padrão, que vem de fábrica na maioria dos carros, tem vida média de 600 horas.  Encontra-se no mercado lâmpadas "long life" (vida longa), que brilham menos, mas duram até 900 horas.  E as de alto brilho, que duram menos.

Até aí vale a opinião de cada um.  A Philips X-treme, por exemplo, tem um brilho de 2.000 lumens, contra 1.650 da padrão.  Em compensação, sua vida média está em torno de 400 horas.  Eu considerei a troca válida para o meu caso.  Você pode preferir a lâmpada que dure mais.  Nenhum de nós está errado.

O problema começa quando outras alterações são feitas.  A mais comum é utilizar lâmpadas de maior potência - existem as de 70, 80, 100 e até 110W, contra 60 da padrão.  Elas são produzidas especialmente para uso em "rallyes" e outros tipos de competição.  Se você as utilizar em seu carro normal, várias serão as consequências:
  • Você estará ilegal - essa alteração vai contra o código de trânsito de quase todos os países, inclusive o Brasil;
  • O refletor e a lente do seu farol não foram projetados para esse calor adicional.  Vão amarelar e envelhecer, depois de um ano vão parecer de um carro de 20 anos de idade;
  • Os interruptores e chaves podem não aguentar - o mais seguro seria colocar um relé;
  • A fiação pode também não aguentar - aí só trocando parte do chicote, o que é bastante complicado!
Outra alteração comum é colocar filtros azuis nas lâmpadas - as chamadas "cool blue" e similares.  Esses filtros só servem para uma coisa: fingir que você tem grana suficiente para ter um carro com Xenon!

Fala sério: você paga caro por uma lâmpada especial... aí paga mais caro ainda por um filtro que bloqueia parte dessa luz???  Só pra ficar mais branquinha??  Como é, mesmo?  Não entendi bem...

Resumo da história: se você quer mais luz, e acha que a menor vida da lâmpada vale a pena... perfeito, há boas opções no mercado.  Mas potências altas são para competições, em carros especiais e locais permitidos.  E filtro azul é só pra "bonito", só serve mesmo para piorar a iluminação!

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