segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pergunta I

A pergunta que ouço quase todos os dias, de todos os interessados em aprender microeletrônica:

- Mas afinal qual é a melhor família de microcontroladores? Qual devo me dedicar a aprender?

Ihhhhhhhhhhhh... (se você está em dúvida, este é o "Ihhhhhhhhhhh" que você ouve do seu mecânico, logo após descrever o defeito estranho que apareceu no seu carro - e que faz você se arrepiar todo).

Isso é que nem perguntar: "qual é o melhor meio de transporte?"

O melhor para onde, cara-pálida?  Você está indo do Rio a São Paulo?  Ou será que seu destino é a África Equatorial?  Não acho muito boa idéia tentar ir à África no seu fusca, assim como ir de navio a Sampa talvez não seja prático...

Claro que existem limites.  Entre um Ford Modelo T de 1922 e um VW Gol 2000, eu escolheria o VW sem grandes medos de errar, já que o outro é tão obsoleto que provavelmente vai ter montes de desvantagens, sem nenhuma vantagem em contrapartida.

Mas geralmente a resposta não é tão óbvia: você tem um sítio, num local cheio de poeira no verão e lama no inverno.  Um SUV 4x4?  Perfeito!!  Mas visite alguns sítios desses e você vai ver montes de fuscas com 40 anos de idade prestando bons serviços.  E por que?  Porque ele passa pelos mesmos lugares (talvez com menos conforto), e custa muuuuuuuuito menos para comprar, manter e abastecer.  É o onipresente conceito do custo-benefício mandando na nossa vida!

Microcontroladores, como tudo o mais nessa vida, apresentam problemas parecidos de escolha.  Podemos descreve-los, citar características, vantagens e desvantagens... mas é quase impossível apontar para um e dizer: "Este é o ideal!" - mesmo quando se conhece em detalhes a aplicação desejada.

Nos próximos textos vamos falar um pouco de várias famílias em uso atualmente, e tentar clarear um pouco esse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário