segunda-feira, 18 de julho de 2011

Resposta I - a família Atmel 89C

Na década de 1930 Ferdinand Porsche projetou um novo carro, bem diferente dos padrões da época.  Porsche era uma gênio, e sua criação foi a origem de não apenas uma, mas DUAS lendas: o VW "Beetle" (o "Fusca") e o Porsche 911.

Quarenta anos depois, já na década de '70, o Fusca ainda era campeão de vendas no Brasil.  Ainda hoje, quase 80 anos depois de seu projeto inicial, ainda é visto por aí, rodando e prestando bons serviços.

Neste ano, já na segunda década do século XXI, a Porsche apresentou mais uma versão do consagrado 911.  Claro que ele mudou muito nesses quase 80 anos, mas suas linhas ainda podem ser reconhecidas.  E esse clássico faz a cabeça de milhões de entusiastas no mundo todo (incluindo este que vos fala!)

Na década de 1970 a Intel criou uma família de microprocessadores chamada inicialmente de 8051.  Foi um sucesso estrondoso, utilizado em projetos de automação pelo mundo todo.  Posteriormente agregou a ele memória RAM volátil, memória EPROM não volátil para programas, transformando-o num microcontrolador, e redesenhou o chip com arquitetura CMOS, mais moderna, criando o 87C51 (o "7" tradicionalmente indica a presença de memória EPROM, e o "C" é testemunha da arquitetura CMOS).

No fim da década de '80, a Intel começou a fazer um enorme sucesso com sua linha de grandes processadores - na época o 8086, pioneiro de 16 bits, que evoluiu para o 80286, '386, '486, Pentium... e que até hoje equipa milhões de computadores pelo mundo.  Comprometida com esse novo foco, vendeu seu projeto de automação para outra empresa, a Atmel.

Mais tarde, ficando mais comum e barata a tecnologia de memória não volátil "Flash", a Atmel criou o AT89C51, já com essa memória.  Evoluções posteriores foram o AT89C52, AT89C55WD, o "compacto" AT89C2051 de 20 pinos, e toda uma série mais moderna de microcontroladores.

O "core" 8051 foi um projeto digno de um Ferdinand Porsche.  Hoje, quase 40 anos depois, não se pode dizer que os Atmel 89C sejam a família mais moderna, mais rápida ou com mais recursos no mercado.  Mas em quase qualquer lugar que se procure, lá está um AT89C.  Robusto, confiável, prestando bons serviços.

AT89C é uma família de microcontroladores CISC de 8 bits.  Tradicionalmente conta com uma RAM bastante limitada (256 Bytes), embora muitos possam endereçar memória externa, e Flash de até 20kB.  Frequências de clock até 24 MHz geram ciclos de instrução de até 2 MHz.  Mas a arquitetura CISC, se por um lado permite instruções mais complexas, por outro aumenta o número de ciclos por instrução, apresentando um desempenho da ordem de 1 MIPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário